sexta-feira, 22 de agosto de 2014

HELICÓPTERO DE RUI COSTA FAZ POUSO FORÇADO NO INTERIOR

Informações e foto: Amarelinho10

O helicóptero do candidato ao governo do estado pelo PT, Rui Costa, fez um pouso forçado em um campo de futebol no município de Presidente Tancredo Neves, Baixo Sul da Bahia, nesta quinta-feira (21). O postulante ia para Jequié, mas por conta das fortes chuvas na região, o piloto da aeronave decidiu pousar para segurança de todos.
Então, Rui Costa falou dos seus projetos para a Bahia aos moradores daquela região, enquanto esperava o tempo melhorar para seguir viagem.

Educação e Tecnologias para o desenvolvimento regional é tema da 4ª Expobarra


A 4ª edição da Expobarra -Exposição Agropecuária da Barra, ocorre entre 21 e 24 de agosto de 2014, no Parque de Exposições local. Organizada pela Prefeitura Municipal da Barra-BA, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, trata-se de um grande evento de agronegócio na região, onde haverá mostras de produtos e serviços, exposições e competições diárias que atraem um número cada vez maior de espectadores.

Durante os quatro dias, o evento terá apresentações de novas tecnologias, feiras de produtos, vitrine de animais, divulgação de marcas e serviços, debates sobre sustentabilidade, capacitações para os pequenos produtores rurais, ilhas temáticas e stands, interatividade, auditório para apresentação, palestras e oficinas que têm a finalidade de promover, divulgar, abrir mercados, qualificar e elevar a renda dos produtores e empreendedores. Com entrada gratuita, a 4ª Expobarra também oferece espaços gastronômicos e entretenimento, tais como: Ronaldo e Rangel / Amor de Cinema / Kiko e Jeane / Jairo e Gil, entre outras atrações.



Com o tema "Educação e Tecnologias para o Desenvolvimento Regional", a 4ª Expobarra tem como objetivo ser um instrumento importante de captação de recursos para aplicação de políticas públicas, de apoio ao desenvolvimento da agropecuária, especialmente a Agricultura Familiar; bem como um espaço regional de visibilidade e arrimo para realização de negócios para iniciativa privada.

A importância de eventos agropecuários como a 4ª Expobarra se dá, justamente, pela oportunidade de evidenciar a produção rural da região e em aproximar produtores rurais e potenciais compradores, dinamizando as transações comerciais durante e após os eventos, servindo, inclusive, como indutor do crescimento dos setores secundário e terciário da economia regional. Merece destaque também neste ano haverá a instalação do Campus da UFOB no município da Barra, implantando-se os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, o que possibilita novos conhecimentos e tecnologias que irão revolucionar a cultura e alavancar a economia agropecuária.

A disseminação de novas tecnologias de produção, a venda de novos insumos e implementos, bem como as instruções prestadas têm efeitos imediatos na produtividade rural no período posterior ao evento, efeitos esses que não atingem apenas o setor agropecuário: movimenta a produção agrícola, bem como o comércio local que também lucra com toda a logística montada para atender os expositores e visitantes da 4ª Expobarra, que nas edições anteriores ultrapassou um volume de negócios e serviços superior a R$ 6.000.000,00.

Veja mais informações do evento no site: www.expobarra.com

I Congresso Baiano de Educação Especial e Educação Física Adaptada será realizado em Jacobina





Nos dias 2 a 5 de setembro, o grupo de estudos, pesquisas e extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA), do campus Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus IV, realizará o I Congresso Baiano de Educação Especial e Educação Física Adaptada e o I Seminário de Educação Inclusiva do Piemonte da Diamantina. Veja mais detalhes no cartaz.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TIRO QUE MATOU BEBÊ EM AMARGOSA FOI DO POLICIAL DIZ LAUDO


Texto: G1/BA. Foto: Ruan Melo



O policial civil suspeito de matar uma criança em Amargosa, o que motivou revolta da população na cidade baiana, foi indiciado por homicídio qualificado, segundo informa nesta quarta-feira (20) a corporação. O inquérito foi encaminhado à Justiça pela corregedora chefe, delegada Heloísa Brito. O crime aconteceu no dia 16 de julho.


Laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) constatou que o tiro saiu da arma de Carlos Raimundo de Jesus Cardoso, durante perseguição policial no bairro Catiara. O inquérito de 116 páginas aponta que os depoimentos vão de encontro à tese de legítima defesa apresentada pelo policial. Cópia do inquérito foi encaminhada para análise do Gabinete do Delegado Geral (GDG), que vai decidir sobre a instauração de processo administrativo disciplinar.

A delegada sugere suspensão preventiva da função policial do suspeito, que foi transferido para a 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro). A prisão vai ser definida pela Justiça. O suspeito é também vereador em Cachoeira, cidade no recôncavo baiano.

Nova delegacia

A nova delegacia foi entregue 19 dias após a revolta. Segundo a polícia, após ataques, o antigo imóvel corria risco de desabar, por isso eles precisaram de uma nova sede, agora instalada na Praça do Bosque, local central da cidade. Ainda de acordo com a polícia, a nova delegacia está localizada num ponto estratégico e com o reforço de novos policiais e investigadores.

A polícia disse também que dos 16 presos que foram libertados da carceragem após a invasão, apenas quatro permanecem foragidos. E com relação ao caso da criança, a corregedoria está investigando o caso e o envolvimento do policial na ação.

Entenda

Após a morte de uma menina de um ano de idade, um grupo invadiu e destruiu a delegacia da Polícia Civil da cidade de Amargosa, no dia 16 de julho, além de promover diversos atos de vandalismo na cidade. Segundo uma moradora da cidade que preferiu não se identificar, a ação dos criminosos ocorreu por conta de uma ação da polícia.

"Eles [policiais] entraram na casa de uma mulher, atrás de um traficante que estava fugindo deles, e acabou acertando um tiro em uma criança", explica. De acordo com informações da PM, a criança chegou a ser socorrida para um hospital da região, mas já chegou sem vida.

Segundo com a moradora, o grupo estaria circulando pela cidade, virando e incendiando carros e fazendo ameaças a todos. "Eles passaram aqui na frente, encapuzados, dizendo que iam colocar fogo em tudo. Nós estamos apavorados. Apagamos as luzes e estamos calados em casa para não perceberem que estamos aqui. A cidade está isolada", afirma.

Estudante de 15 anos é morto na porta da escola em Brumado



                  Foto Reprodução Facebook/ Informações Brumado Notícias



A polícia trabalha inicialmente com a hipótese de que o estudante era usuário de drogas e que seu assassinato se deve a um acerto de contas do tráfico. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal

Um estudante do Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana (CMEAS), de Brumado, no sudoeste baiano, na noite desta terça-feira (19), na porta da escola, que fica na Rua Dr. Marcolino Moura, próximo à delegacia do município. Segundo informações do site Brumado Notícias, o jovem, identificado como Carlos Henrique, 15 anos, estava sentado na porta do colégio quando dois homens em uma moto se aproximaram, atiraram contra o rapaz e fugiram em seguida. 

Ainda de acordo com o Brumado Notícias, os disparos causaram pânico entre estudantes e funcionários da escola. As portas da unidade foram trancadas e a polícia foi acionada. Quando os agentes chegaram, no entanto, o adolescente já estava morto. A polícia trabalha inicialmente com a hipótese de que o estudante era usuário de drogas e que seu assassinato se deve a um acerto de contas do tráfico. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO VELHO CHICO TERÃO ENCONTRO EM BOM JESUS DA LAPA




O município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, foi escolhido para sediar o 1º Seminário das Comunidades Quilombolas na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, reunindo comunidades de remanescentes de quilombos que habitam as margens do Velho Chico e seus afluentes. Durante o encontro, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, serão tratados temas como regularização fundiária; políticas públicas para as comunidades quilombolas; saúde e educação; impactos de grandes empreendimentos e o Pacto das Águas, entre outros assuntos. O Seminário é gratuito e acontece no Centro de Treinamento de Líderes - CTL, localizado na Avenida São Vicente de Paulo, s/n.

A primeira manhã de trabalho do seminário, no dia 28 de agosto, será aberta pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Além das comunidades quilombolas, os debates envolverão representantes governamentais que lidam com as políticas para os chamados ‘povos tradicionais’. Entre os órgãos convidados estão a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura – MinC, a Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – Seppir, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra, entre outros.

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do CBHSF, Claudio Pereira, responsável pelo encontro, “o seminário será um momento de estabelecer diretrizes e dar encaminhamentos para garantia de maior visibilidade dos povos tradicionais na bacia do Velho Chico”. A expectativa do coordenador é reunir cerca de 150 lideranças quilombolas dos estados que compõem a Bacia do Velho Chico (Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas e Pernambuco).

1º Seminário das Comunidades Quilombolas na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

PROGRAMAÇÃO
Dia 27/08/2014
19h00 - Abertura oficial e jantar de boas vindas

Dia 28/08/2014
8h - Credenciamento dos participantes
8h30 - Abertura: Anivaldo Miranda - Presidente do CBHSF; e Cláudio Pereira - Coordenador da CCR Médio SF e representante das organizações quilombolas
9h - Mesa 1:  Territórios Quilombola: Da Certificação a Titulação.
Fundação Palmares, Incra, SPU, Ouvidoria Agrária
09h45 - Debate
10h - Mesa 2: Políticas Públicas de afirmação, Promoção e Reparação. SEPPIR
10h45 - Debate
11h - Mesa 3: Impactos dos grandes empreendimentos, e pacto pelas águas - CBHSF, MPF,  Fundação Palmares:
11h45 - Debate
12h30 - Intervalo para almoço
14h - Mesa 4: Organização Sócio Cultural e situação atual das comunidades.
 Conaq, Conselhos Estaduais.
14h30 - Oficinas Temáticas: Organização em grupos de trabalho
GT.1. Regularização fundiária e conflitos agrários. GT.2. Organização sócio cultural e pactos pelas águas. GT.3. Saúde e Educação. GT.4. Produção e desenvolvimento sustentável. GT.5. Infraestrutura e abastecimento. GT.6. Impactos dos grandes empreendimentos e modelo de desenvolvimento.
17h - Apresentação dos grupos
18h30 - Encerramento
19h - Jantar de confraternização e noite cultural

Dia 29/08/2014
8h30 - Plenária para elaboração do relatório final
12h - Encerramento
12h30 - Almoço


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Polícia Militar de Malhada prende homem suspeito de fazer parte do PCC.








O suspeito de fazer parte do PCC – Primeiro Comando da Capital ficou preso em São Paulo, pelo crime 180. O mesmo estava preso desde 2008 pelo crime 157, aonde interceptou um veículo carregado de bebidas.

Após os policiais militares de Malhada e Carinhanha,Gardel,Moaci e Silva,efetuarem a prisão Gildazio Mendes Pereira, no começo da tarde desta terça-feira(19),cinco viaturas das policias Civil,Militar e CIPE/CERRADO,foram até as comunidades de Pau D’arco e Parateca,no município de Malhada e apreenderam armas,carro, motos e drogas.

Os policias abordaram Gildazio próximo a Rua Democrata, região central de Carinhanha. Segundo o policial Gardel, foi uma abordagem de rotina. “Quando perguntei qual era o nome dele, o mesmo respondeu que se chamava Gildazio, então meu parceiro disse que se tratava de Gildazio, acusado de tocar terror em Malhada. Foi ai que decidimos levar ele até a delegacia, aonde constatamos que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido por um juiz de Bom Jesus da Lapa”, falou Gardel.

De acordo com a polícia, após a prisão de Gildazio suspeito de fazer parte da facção criminosa PCC – Primeiro Comando da Capital, eles acionaram Guanambi que enviou mais duas viaturas para somar com as três: uma da Civil, Militar e Cerrado para reforçar a operação nas comunidades de Pau D’arco e Parateca, local de origem do acusado. No total participaram 18 homens da operação batizada de “Operação Pau D’arco.
Na residência do mesmo em Pau D’arco, foi encontrado um veículo tipo strada, uma moto e várias desmontadas. Um revólver e várias espingardas também foram apreendidos. Além disso, foi encontrada certa quantia de drogas.
O suspeito de fazer parte do PCC – Primeiro Comando da Capital ficou preso em São Paulo, pelo crime 180. O mesmo estava preso desde 2008 pelo crime 157, aonde interceptou um veículo carregado de bebidas.
No dia 16 de junho, o mesmo tentou contra sua própria mãe fazendo um disparo de arma de fogo, mas não acertou. Gildazio é suspeito de ter atirado contra carro do sargento aposentado da Polícia Militar Abdias, na noite de 29 de março, na BR-030, em Malhada. O sargento seguia para o município de Palmas de Monte Alto,quando ao passar no Entroncamento da Lapa,na divisa com o município de Iuiú,ouviu dois tiros que foram disparados contra seu veículo.

Polícia acredita que Gildazio seja o responsável por diversos roubos, furtos e assaltos nos municípios da região do médio São Francisco.

Fonte:Folha do Vale

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PUBLICADA CONVOCAÇÃO DE 700 APROVADOS EM CONCURSO DA PM


                                                     Foto: Divulgação

Está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19) a convocação de 700 candidatos aprovados no último concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PM), com provas aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012. A convocação totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital.
Os novos convocados têm como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas. Durante o curso, que tem duração de nove meses, o convocado recebe uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo + 10% desse valor para custeio do fardamento. Após formado, o novo PM recebe, por um período de um ano, o soldo de 725,21 + gap 3 (1.687,58) + auxílio alimentação (valor variável) + 10% do soldo para custeio do fardamento.
Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos.

SECOM/BA.

PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV COMEÇA HOJE

                                                                  AGÊNCIA BRASIL


A propaganda eleitoral partidária no rádio e na televisão começa hoje (19) e vai até 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno, dia 5 de outubro. O espaço foi criado pela Lei Eleitoral para que os candidatos aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República possam mostrar suas propostas ao eleitor. 

A ordem de exibição dos programas e o tempo dos 11 candidatos à Presidência da República foram definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com O sorteio, o primeiro programa será da coligação Unidos pelo Brasil, do candidato falecido Eduardo Campos (PSB), seguido por Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU), Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL). 

Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para o segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações. A ordem para os demais cargos foi feita pelos tribunais regionais eleitorais. O tempo do programa de cada coligação foi definido com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados. 

De acordo com a resolução do TSE que trata do assunto, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 24 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 35 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá dois minutos e três segundos. Leia mais na Agência Brasil.

"UM DESASTRE CHAMADO DILMA" POR RICARDO NOBLAT

William Bonner empurrou a presidente Dilma Rousseff para o canto do ringue. E ficou batendo nela até cansar. Até resolver lhe dar algum refresco, quando ofereceu um minuto e meio além dos 15 previstos para que ela fizesse suas considerações finais.


Texto: Ricardo Noblat. Foto: Gabriel Souto/TV Globo

William Bonner empurrou a presidente Dilma Rousseff para o canto do ringue. E ficou batendo nela até cansar. Até resolver lhe dar algum refresco, quando ofereceu um minuto e meio além dos 15 previstos para que ela fizesse suas considerações finais.


Como Dilma, atarantada, não conseguiu respeitar o tempo que lhe coube, Bonner e Patrícia Poeta decretaram o fim da terceira entrevista do Jornal Nacional com candidatos a presidente. As duas primeiras foram com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

De longe, a entrevista com Dilma foi um desastre. Para ela. Não chamou Bonner e Patrícia de “meus queridos”, como costuma fazer quando se irrita com jornalistas que a acossam com perguntas incômodas. Mas chegou perto.

Passou arrogância. Exibiu uma de suas características marcantes – a de não juntar coisa com coisa, deixando raciocínios pelo meio. Foi interrompida mais de uma vez porque não conseguia parar de falar, e fugia de respostas diretas a perguntas.

Perguntaram-lhe sobre corrupção. Dilma respondeu o de sempre: nenhum governo combateu mais a corrupção do que o dela. Bonner perguntou o que ela achava de o PT tratar como heróis os condenados pelo mensalão. Foi o pior momento de Dilma (terá sido mesmo o pior?).

Dilma escondeu-se na resposta de que como presidente da República não poderia comentar decisões da Justiça. Ora, a resposta nada teve a ver com a pergunta. E Bonner insistiu com a pergunta. E Dilma, nervosa, valeu-se outra vez da mesma resposta. Pegou mal. Muito mal.

Quando foi provocada a examinar o estado geral da economia, perdeu-se falando de “índices antecedentes”. Provocada a dizer algo sobre o estado geral da saúde, limitou-se a defender o programa “Mais Médicos”.

Seguramente, nem em público, muito menos em particular, Dilma se viu confrontada de modo tão direto, seco e sem cerimônia como foi por Bonner e Patrícia. Jamais. Quem ousaria? Surpreendida, por pouco não se descontrolou.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BARREIRAS:HOMEM É BALEADO POR CLIENTE ÁPOS ASSALTO EM RESTAURANTE


                                                                                                                                                       Jadiel Luiz/Sigi Vilares



No final da noite de ontem, domingo, 17, dois homens a bordo de uma motocicleta Honda CG assaltaram o Restaurante Maná, que fica próximo a Lojas Americanas, no centro de Barreiras. Segundo informações, a dupla estava armada quando deram voz de assalto roubando a quantia de R$ 420.


Mas para o azar deles, dentro do estabelecimento estava um cliente armado que acabou disparando um tiro no assaltante na altura do tórax.

O assaltante foi identificado como Igor Santos Santiago, de 20 anos.

Os dois assaltantes fugiram a pé, largando a motocicleta no restaurante, mas nas imediações da feira livre no centro de Barreiras, Igor não aguentou mais correr e caiu gritando por socorro.  Populares que passavam no local, acionaram o SAMU que socorreu o rapaz para o Hospital do Oeste.

O assaltante foi identificado como Igor Santos Santiago, de 20 anos. Seu comparsa, que a Polícia Militar identificou pelo prenome de Humberto, conseguiu fugir, mas a polícia está no encalço do mesmo.

Policiais Militares da 1ª CIA do 10º BPM apreenderam a motocicleta e a arma de fogo utilizada no assalto.
Na delegacia, a proprietária do restaurante disse que é o quinto assalto que ela sofre em apenas um mês.

BARREIRAS TERMINA O DOMINGO COM DOIS HOMICÍDIOS E DUAS TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS

                                                                                                                                             Alô Alô Salomão

O Departamento de Polícia Técnica recebeu informações de dois casos de homicídio na noite deste domingo, 17, no município de Barreiras/BA. A equipe de plantonistas informou que estava seguindo para o povoado de Sítio da Barriguda, para realizar perícia e remoção do corpo de um homem não identificado assassinado naquela comunidade.
O outro crime ocorreu no bairro Arboretto, localizado às margens da BR-135, onde três pessoas foram baleadas durante uma briga de vizinhos. Um homem identificado apenas pelo pré-nome de Evandro morreu ao dar entrada no HO e sua esposa que está grávida e outro homem desconhecido, se encontram internados.
A qualquer momento mais detalhes dos fatos

DATAFOLHA:MARINA SUPERA AÉCIO E VENCE DILMA EM EVENTUAL SEGUNDO TURNO




Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira (18), já colocando Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República, mostra que a ex-ministra entra no páreo com 21% das intenções de voto no 1º turno, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB), que tem 20%. A situação apontada pelo levantamento configura empate técnico. 

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 36%, segundo a sondagem. De acordo com o  o Datafolha, a entrada de Marina Silva na disputa afasta a chance de a eleição ser decidida no primeiro turno. As intenções de voto nulo ou em branco, que eram de 13%, caem com a entrada de Marina. A taxa recua para 8%. O percentual de indecisos, que era de 14%, cai para 9%. 

Na simulação de segundo turno, Marina supreende e tem 47% das intenções de voto, contra 43% da atual presidente. Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Na pesquisa de julho, o cenário era de 44% a 40%, ou seja, empate técnico. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de nº BR-00386/2014.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...