sexta-feira, 6 de junho de 2014

CONFIRA A LISTRA DE APROVADOS NO SISU, CAMPUS DA UFOB DE SANTA MARIA DA VITÓRIA-BA

SANTA MARIA DA VITÓRIA: POPULAÇÃO ESTA NA EXPECTATIVA DO RUMO POLÍTICO DO MUNICÍPIO.


A população de Santa Maria da Vitória, no extremo Oeste da Bahia vive uma semana de muita expectativa quanto ao rumo político administrativo do município.Após o julgamento do TRE-Ba, na ultima segunda-feira (02/06) onde foi cassado o mandato do atual prefeito  Amário dos Santos Santana do PT, e seu Vice Plinio Leite.Desde então os populares de Prudente José de Morais segundo colocado  nas eleições de 2012 comemoram e aguardam ansiosos para que o mesmo possa assumir a gestão do município.

PMs acusados de torturar e matar idoso são presos

Os policiais militares que foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia por torturar e matar o idoso Francisco Viana de Souza, 72 anos, em Santa Maria da Vitória, foram presos. Os três militares estão em Barreiras após prisão preventida declarada pela Justiça.
 
As investigações já foram concluídas, agora, o processo tramita na Vara Criminal do município. Os policiais agrediram e espancaram Francisco que é portador de problemas mentais, em via pública no dia 18 de maio.
 
Fonte:Bahia no Ar

Ufob: Site da Superintendência Universitária disponível para toda a comunidade

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) lançou ontem, 05, mais um novo portal, o site da Superintendência Universitária.
O site servirá como meio de informação e contato sobre todo Ensino Superior de nossa Instituição para toda a comunidade.
Neste momento, a principal página do site, diz respeito ao processo SISU 2014.2 que está em andamento, e cujo resultado dos alunos aprovados sairá amanhã.

Segue os links:
www.su.ufob.edu.br - Superintendência Universitária
www.su.ufob.edu.br/csi - Informações referentes a participação da UFOB. no SISU 2014.2


quinta-feira, 5 de junho de 2014

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE






Num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.
À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição


EMENDA DO TRABALHO ESCRAVO SERÁ PROMULGADA HOJE

Em clima de festa, será promulgada nesta quinta-feira (5) a Emenda Constitucional 81/2014, que prevê a expropriação de imóveis onde seja identificada a exploração de trabalho escravo. Um grupo de artistas tem presença confirmada na cerimônia, entre eles Margareth Menezes, Alcione, Camila Pitanga e Letícia Sabatella. O objetivo é comemorar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57A/1999, que teve a unanimidade dos senadores na semana passada, após tramitar durante 15 anos no Congresso Nacional.
A área jurídica também deve comparecer ao evento, marcado para as 12h, como representantes do Tribunal Superior do Trabalho, da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Ministério Público do Trabalho. Foram convidados também movimentos sociais que participaram da criação da emenda, entre eles a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A emenda constitucional já está sendo comemorada por outros países na 103ª Conferência Internacional do Trabalho, que ocorre até a próxima semana em Genebra. “É algo avançado em termos de legislação, que nos coloca na conferência em uma situação bastante diferenciada em termos mundiais. O Brasil é um dos primeiros países a ter na Constituição a questão da expropriação da propriedade, do bem, quando caracterizado e comprovado o trabalho escravo”, diz a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Leia mais na Agência Brasil.
Paulo Victor Chagas, Agência Brasil

POLICIA CIVIL DE LEM PRENDE ASSSALTANTES DE BANCO NO BAIRRO SANTA CRUZ



A polícia civil de LEM, através dos delegados Rivaldo Luz e Leonardo Almeida, e de sua equipe de investigadores, apresentou no início da noite de ontem, quarta-feira, 4, uma dupla de alta periculosidade. Ronaldo Rodrigues de Souza, de 34 anos, e Cezar Augusto Guilhermos dos Santos, de 28. 

Contra o primeiro havia um pedido de prisão expedido pela justiça de Belém do Pará. Ronaldo é acusado de fazer parte de uma quadrilha de assaltos a bancos, casas loterias e agora de roubo de defensivos agrícolas. Contra ele ainda pesa a acusação de ter atirado, no início deste ano, com um fuzil, em um capitão da PM do Pará. Deixando o militar em uma cadeira de rodas.

Cezar Augusto também é acusado de assaltos a bancos e agrotóxicos. Mas não havia mandado em aberto contra ele. Para o delegado Rivaldo Luz, Cezar contou apenas que estava na cidade acompanhando Ronaldo.
“Ronaldo já morou em Luís Eduardo. Segundo ele, o mesmo estava na cidade para vender uma casa de sua propriedade no bairro Santa Cruz. Nossa equipe começou a investiga-los e a monitora-los até o dia da prisão que ocorreu na terça-feira, ao meio dia”, revelou o delegado.

A quadrilha que Ronaldo e Cezar fazem parte vem cometendo assaltos nos estados do Pará, Goiás, Tocantins, Piauí e Bahia. 


“Eles assaltavam bancos e casas lotéricas, mas já estão migrando para o roubo de defensivos agrícolas. Como nossa região é de agricultura e uma região de fronteiras, eles estão migrando para cá em busca novos horizontes. Mas, estamos atento e mais gente vai ser presa”, encerrou o delegado.


Fonte: Sigi Vilares

DIA NACIONAL DE DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO E MARCADO POR PEIXAMENTO E SEMINÁRIO EM BOM JESUS DA LAPA



O Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco, comemorado na última terça-feira, 03, foi marcado, em Bom Jesus da Lapa (BA), por um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf). Além do peixamento, foram realizados um seminário na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a participação da Companhia, uma caminhada, apresentação de estudantes, plantação de mudas nativas e shows com artistas tradicionais, que cantaram o amor da população local pelo rio.


Essas atividades em favor do meio ambiente fazem parte da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” - promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e teve a participação da Codevasf em todas as áreas de atuação de suas superintendências regionais. Também estão relacionadas à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado na próxima quinta-feira, 5 de junho.

No final da tarde, após a caminhada, a Codevasf realizou um peixamento na beira do rio São Francisco com cerca de 20 mil alevinos da espécie Curimatã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, localizado em Xique-Xique, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

“Não dá para falar em conscientização e preservação do rio São Francisco sem falar dos recursos pesqueiros. Vocês sabem, melhor do que eu, a importância que os peixes têm para as populações ribeirinhas. Além da importância na alimentação própria e na questão econômica com a geração de renda, os peixes possuem uma importância cultural muito grande. Existe uma identidade muito forte dos pescadores e isso não pode se perder. E é com essa visão que a Codevasf trabalha nos seus centros de recursos pesqueiros”, disse o engenheiro de pesca, Antônio Nascimento, técnico da Codevasf lotado no Centro de Xique-Xique.

À noite, encerrando as atividades do dia, aconteceu, na Uneb, um seminário, que contou com a participação do superintendente regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, Lourival Gusmão, além do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, do Comitê da Bacia, Cláudio Pereira, da representante da Articulação Popular São Francisco Vivo, Josedalva Santos, e da equipe da universidade.

Os convidados debateram os principais problemas que afetam o rio e as possíveis soluções. Também reforçaram a necessidade de que os universitários discutam essas ações em prol do rio e do meio ambiente e trabalhem como multiplicadores no ato de conscientização da população sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio.

“Não adianta apenas falarmos sobre os problemas que afetam o rio e toda a sua bacia. Isso todos nós já sabemos. O que nós precisamos é agir. É ter consciência de que até as pequenas ações que pensamos que não trarão problemas para o meio ambiente, trazem. É importante darmos bons exemplos. E precisamos continuar colocando em prática nossas ações de revitalização. É um processo longo de devastação que buscamos reverter”, disse Lourival Gusmão.

“As carrancas são utilizadas nas embarcações que navegam no rio para espantar os males e nós precisamos afastar os males que estão atingindo o São Francisco. O trabalho de hoje foi muito importante com a presença da sociedade, das escolas, para se manifestar em favor do rio. Tivemos a presença da imprensa que vai levar isso para o Brasil inteiro. Precisamos convocar cada vez mais pessoas para a nossa luta”, disse o coordenador Cláudio Pereira.


Texto:Leandro Silva. Foto: Cleomenes Lawinsky

quarta-feira, 4 de junho de 2014

ULTIMO DIA PARA SE INSCREVER NO SISU


EZEQUIEL VENCE DE 7 a 0 no TSE


O prefeito de Correntina, Ezequiel Barbosa está mais firme do que uma rocha e vai comandar o município até o final da gestão. Ezequiel derrotou o seu adversário Laerte Caíres da Silva, por 7 x 0 no TSE - Tribunal Superior Eleitoral - e acabou com a esperança do opositor em ressumir o posto. Se fosse em um jogo de futebol o narrador diria que a defesa de Laertão virou peneira.
Os aliados de Ezequiel estão comemorando a decisão da Justiça e o dia promete ser de festa na bela Correntina.

Fonte:Mural do Oeste.

CARRO PROVAVELMENTE USADO EM ASSALTO EM CORRENTINA É ENCONTRADO



Por volta das 17h 30 de ontem (03), policiais civis de São Desidério, no Oeste da Bahia, localizaram uma caminhonete S-10, de cor preta, dentro de um matagal às margens de uma via de acesso a fazenda Grande Leste. O veículo foi supostamente utilizado em um roubo de defensivos agrícolas na fazenda Xingú, município de Correntina-BA.

Fonte:Alô Alô Salomão

segunda-feira, 2 de junho de 2014

SANTA MARIA DA VITÓRIA: MALVÃO GOLEIA O ÁFRICA E COLOCA UMA MÃO NA TAÇA



Aconteceu no ultimo sábado (31)  em Santa Maria da Vitória, no estádio vereador Turíbio de Oliveira, a primeira partida da grande final do campeonato santamariense de futebol da primeira divisão temporada 2014,entre as equipes: MALVÃO X ÁFRICA.O primeiro tempo da partida foi bastante disputada e acabou no placar de zero a zero.No segundo tempo a equipe do malvão acertou o time e massacrou a equipe do África pelo placar de 5 a 0.No próximo sábado dia (07/06) acontece a outra partida onde o Africa terá uma missão quase que impossível pois terá que vencer a equipe do malvão pelo placar de 6 a 0 para tirar o titulo da equipe do Malvão.

SEGUNDO COLOCADO NAS ELEIÇÕES, PRUDENTE DE MORAIS PODERÁ TOMAR POSSE EM SANTA MARIA DA VITÓRIA



O segundo colocado nas eleições de 2012, Prudente de Morais, do PP, poderá tomar posse do cargo de prefeito da cidade de Santa Maria da Vitória. A justiça eleitoral cassou o mandato do prefeito Padre Amario e do vice Plínio Leite, por abuso de poder.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 02, e Prudente aguarda orientação judicial para tomar posse e comandar o município de Santa Maria. Na cidade, os aliados de Prudente comemoram a decisão da Justiça.



Fonte:Mural do Oeste.

ATENÇÃO ESTUDANTES QUE IRÃO FAZER INSCRIÇÕES DO SISU

Durante os dias 2, 3 e 4 de junho (período de inscrição do SISU) uma equipe de profissionais da 
Universidade Federal do Oeste da Bahia está disponível para esclarecimentos e orientações em cada um dos municípios sede da UFOB, a saber: 

CIDADES

BARRA - LOCAL DE ATENDIMENTO: ESCOLA DR. LUÍS ROGÉRIO DE SOUZA 

SANTA MARIA DA VITÓRIA – : CETEP 


BOM JESUS DA LAPA - COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – COLÉGIO ESTADUAL CONSTANTINO CATARINO DE SOUZA

OBS: PODERÃO FAZER INSCRIÇÕES NO LOCAL


FON
TE: UFOB - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

SANTA MARIA DA VITÓRIA:PREFEITO E VICE TEM MANDATOS CASSADOS POR ABUSO DE PODER



O mandato e os direitos políticos do prefeito e do vice de Santa Maria da Vitória, no extremo-oeste do estado, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta segunda-feira (2).  

De acordo com informações da assessoria da Corte, Amario dos Santos Santana (PT) e Plínio da Silva Leite Junior (PDT) foram condenados por abuso de poder político. O juiz relator foi Josevando Andrade. 


A motivação da decisão, segundo comunicado do TRE, só poderá ser divulgada após até a assinatura do acórdão. Poderá assumir o comando da prefeitura o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, Prudente José de Moraes (PP). 

Fonte:Bahia Notícias

Colisão entre veículo com placa de LEM e carreta deixa três mortos na BR 242, em Ibotirama




Na noite deste domingo, 1, a polícia rodoviária federal (PRF) registrou um grave acidente na BR 242, na altura do posto fiscal de Ibotirama, envolvendo um Fiat Pálio, placa 0486/LEM, e uma carreta Volvo, deixando três mortos: O motorista do veículo e duas passageiras.

A colisão foi frontal e de acordo com informações, o veículo estava em alta velocidade, pois o velocímetro travou em 180km/



Fonte:  Blog do Sigi Vilares

domingo, 1 de junho de 2014

INSCRIÇÕES DO SISU ABRE NESTA SEGUNDA-FEIRA, E O PRAZO PARA SE INSCREVER ESTA MAIS CURTO


Começam amanhã (2) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. Este ano, eles terão apenas três dias para se inscrever, até quarta-feira (4). Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação.


Lembrando que nessa edição do SISU-2014, estão sendo ofertadas para o  campus da UFOB  de Santa Maria da Vitória-Ba(45) vagas para o curso de licenciatura em artes visuais e (45) vagas para  bacharelado em propaganda e artes visuais.


clique no link  para ser direcionado para o site do sisucursoshttp://sisu.mec.gov.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...