quarta-feira, 6 de agosto de 2014

BOM JESUS DA LAPA ATRAI MILHÕES DE ROMEIROS



Conhecida como “a capital baiana da fé”, a cidade de Bom Jesus da Lapa deve receber, até  quarta-feira (6), 400 mil pessoas, para a festa no Santuário, cujo tema este ano éJesus, o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem!
Terceira maior romaria do país, a cidade – que é localizada na região do Médio São Francisco, a aproximadamente 900 quilômetros de Salvador -, prepara-se para o evento que mobiliza romeiros levados para lá em carrocerias de caminhão, vindos de todas as regiões da Bahia, e dos muitos fiéis que fazem o percurso a pé, pagando promessas ou agradecendo as graças alcançadas. Também muitas famílias vão pedir à bênção ao Bom Jesus da Lapa, além de saúde e trabalho. Na quarta-feira, 6, o dia começa com missas; a festa alcança o clímax com a participação de todos na procissão, no final da tarde.
Para ajudar os visitantes e romeiros, o Santuário disponibiliza assistência social e ambulatorial, de acordo com o padre Roque Silva que está, desde 2008, no comando da paróquia da região.
O evento está entre os três maiores do Brasil – junto com o de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará. Bom Jesus da Lapa conta com uma rede de hospedagem de hotéis, pousadas, rancharia (casas próprias para pouso) e casas para aluguel. Há também serviço de som para avisar os desencontros ou documentos perdidos e achados.
Tudo teve início em 1681, quando o português Francisco de Mendonça Mar chegou ao local com uma imagem do Bom Jesus e, ao entrar na gruta, idealizou que seria ali o local que serviria de altar para a imagem que trazia a pé desde Salvador.  Até o final do ano, a cidade ainda terá grandes concentrações: em setembro há a festa de Nossa Senhora da Soledade, de 08 a 15; em outubro, de 09 a 12, é realizada a festa de Aparecida. A região também foi um dos cenários do filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr., lançado em 1998.
Como chegar
Via terrestre:
Distância: 900 km de Salvador.
Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir até o entroncamento da BR-242; continuar nessa mesma BR até Ibotirama; daí entrar na BA-160, passando por Paratinga; deste ponto, são 73 km até Bom Jesus da Lapa.
De ônibus, empresa Novo Horizonte  (71) 3450.2224 / 5557. Para maiores informações sobre as condições das estradas, acesse o site do DNIT.
Duração da viagem: 12h.
Informações sobre ônibus, consultar site da AGERBA:
www.agerba.ba.gov.br/transporte/duas_localidades.asp

Fonte: http://www.setur.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...