quinta-feira, 17 de julho de 2014

GOVERNO FECHA ACORDO COM TRABALHADORES DA EBDA PARA PAGAMENTO DE AÇÕES TRABALHISTAS



O Governo do Estado fez um acordo histórico para por fim à greve dos trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) ao assegurar o pagamento do passivo trabalhista dos dissídios coletivos dos anos 1997, 1999 e 2003, no valor de R$ 90 milhões. O montante será pago, proporcionalmente, a 1.351 servidores do quadro efetivo da empresa. Vale ressaltar que em 2008 o governo incorporou o valor percentual de acréscimo de 30,8% nos salários dos empregados, referentes às perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.
Na proposta final, o pagamento para os trabalhadores com menores valores a receber, até R$ 70 mil bruto, será feito de forma integral no próximo mês de agosto. A medida contempla 127 funcionários. Para os demais empregados com valores superiores, o pagamento será parcelado em 59 meses.
“Esse é um momento histórico para a EBDA. O Governo do Estado, após 17 anos, acolhe as reivindicações da categoria. A nossa postura sempre foi a de diálogo porque pensamos na sociedade e nos agricultores familiares”, afirma o diretor presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
O acordo também prevê a reestruturação da EBDA, outra reivindicação antiga dos trabalhadores. Para isso, o Governo do Estado vai instituir, após assinatura do acordo, uma comissão mista formada por representantes da empresa, dos trabalhadores e da Secretaria Estadual da Administração, para elaborar uma proposta de reestruturação.
Informações: SECOM – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...