segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Reinauguração do Parque de Exposições de Santa Maria da Vitória.



O secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado pelo titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa, visitou neste final de semana o município de Santa Maria da Vitória para participar da 2ª Feira Agropecuária Regional e da reinauguração do Parque de Exposições Francisco Alves da Silva, onde aconteceu o evento. A Feira Agropecuária foi realizada no período de 28 a 31 de julho e atraiu cerca de 5 mil visitantes nos quatro dias. Criadores levaram à feira 1.258 animais para participarem de leilões e também para a venda direta. Os organizadores do evento ficaram satisfeitos com o sucesso e já confirmaram uma nova edição da feira, em junho de 2012.

Acompanhados pelo prefeito Amário Santos Santana, Salles e Lisboa visitaram os estandes da Feira e em seguida participaram de cerimônia no auditório com a presença de diversos prefeitos da região, secretários de agricultura e lideranças da agropecuária regional. “Quero parabenizar o prefeito Amário pelo sucesso da Feira e pela atitude de revitalizar o Parque de Exposições, que há muitos anos estava abandonado e agora está retomando sua tradição e importância” afirmou o Secretário Cezar Lisboa. O Secretário Eduardo Salles completou que já visitou a maioria dos parques agropecuários do estado e não tem dúvida em afirmar que este é um dos melhores da Bahia. “Ele será fundamental para dinamizar a economia da região, através da agricultura e pecuária leiteira que tem um enorme potencial”, afirmou o secretário Eduardo Salles.

O prefeito agradeceu as palavras, dizendo estar honrado com a visita dos secretários, representantes do governador Jaques Wagner. “Estamos felizes porque A Feira superou nossas expectativas, indo além dos limites do município e da região. Por isso, anuncio que em 2012 repetiremos a experiência, realizando a Feira Agropecuária – ainda maior e com mais atrações – na segunda semana de junho. A revitalização desse Parque de Exposições tem também uma finalidade social. Era um patrimônio que estava adormecido e que devolvemos à comunidade”, destacou o prefeito Amário Santos Santana.

Reivindicação atendida - Durante a visita à Feira Agropecuária o secretário Salles recebeu o aval do secretário Lisboa no sentido de atender uma das principais reivindicações dos prefeitos reunidos na Associação dos Municípios do Vale do Rio Corrente (Amovale) e também dos empresários da região: a nomeação de um novo gestor para administrar a Estação de Piscicultura de Porto Novo, no município de Santana, que tem capacidade para produzir 15 milhões de alevinos por ano e atualmente só produz 300 mil.

O secretário Salles afirmou que Santa Maria da Vitória receberá a Secretaria da Agricultura Itinerante, instalada já em 22 municípios. “Já rodei muito por essa região e sei de suas dificuldades. Por isso, me comprometo a trazer a secretaria itinerante ao município para estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas da cana e do leite, a exemplo da visita que fizemos aos produtores de cana de Barra e que já se constitui em um maravilhoso sucesso”.

O secretário Cezar Lisboa também informou que uma antiga reivindicação da região, o Projeto Mucambo/Cuscuszeiro, não está esquecido. O secretário Eduardo Salles complementou informando que o primeiro passo será avançar para transformar o projeto básico em executivo para em seguida o projeto poder ser avaliado e aprovado, e, por último, buscar recursos para sua implantação. Salles também adiantou que no dia 5 de agosto deverá ser apresentado pelo Estado o Projeto de Inclusão Produtiva do qual participam todas as secretarias do estado, que inicialmente estimulará as sete principais cadeias produtivas: aqüicultura e pesca; mel; leite; mamona, fruticultura; ovino/caprinocultura; e mandioca.

Prefeitos e autoridades presentes - Padre Amário (Santa Maria da Vitória), Marco Aurélio “Marcão” (Santana), Hélvio Estrela (São Félix do Coribe), José Alves Ferreira “Nino” (Coribe), Nílson Rodrigues “Maguila” (Correntina), e Altamiro – prefeito em exercício (Serra Dourada). Também presentes Plínio Leite, vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, e dona Milú, viúva de Chiquinho, ex-prefeito da cidade, que implantou o Parque de Exposições que leva seu nome.

Participaram da Feira 10 secretários de Agricultura de cidades da região: Válter Nery, São Félix do Coribe; Laerte Sérgio, Santana; Francisco Lopes, Tabocas do Brejo Velho; Amaí Sabino, Coribe; João Barbosa, Correntina; Moacir Gomes, Santa Maria da Vitória; Miguel Nunes, Canápolis; João Jota, Jaborandi; Alexsandro Monteiro, Serra Dourada; e Jesualdo Castro, Brejolândia. Além do secretário Eduardo Salles, presentes Luiz Miranda, diretor de Agropecuária da Seagri, Rui Leal, diretor de defesa sanitária animal da Adab, Raimundo Sampaio, superintendente de desenvolvimento agropecuário, e Leonildio Bolota Damasceno, assessor da Seagri.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...